terça-feira, 30 de novembro de 2010

AIDS – Pode acontecer com você


AIDS – Pode acontecer com você


H omens e mulheres se dedicam
I ntensamente para ter apenas uma
V ida com muito mais respeito

E

A inda é uma doença fatal e que
I nfelizmente hoje ela avança cada vez mais e não só
D epende de você ou de mim para se proteger
S exo com segurança usando sempre camisinha


Se proteger ainda é o melhor remédio contra a AIDS. Cuidar de você e do seu parceiro é um gesto de amor. As pesquisas realizadas contam que a infecção por HIV entre jovens de 13 a 19 anos esta se espelhando pelo Brasil. De 1991 a 2009 teve um aumento em 53% o numero de municípios com o caso da doença nessa faixa etária. O fato de que os jovens estão iniciando sua vida sexual muito cedo pensam que nunca ira acontecer com eles. Mas o foco da campanha deste ano é justamente a falta de responsabilidade que muitos jovens e adultos vêm praticando no descuido de fazer sexo sem camisinha.
A infecção pelo HIV ocorre pela transfusão de sangue, sêmem, secreção vaginal, pré-ejaculatoria ou leite materno. Após a infecção pelo vírus do HIV, o sistema imunológico pode demorar ate três meses para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Por isso é melhor fazer esse exame após esse período.
O dia Mundial de Combate a AIDS foi criada para sensibilizar, relembrar e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção. E em todos os anos ela enfoca uma mensagem de grande impacto a população.
E deste ano vem mostrar que ninguém esta seguro, que todos estão vulneráveis a contrair o vírus do HIV. Hoje não existe grupo de risco, e sim, comportamento de risco. Porque as maiorias das contaminações se dão em pessoas casadas, terceira idade e adolescentes que acreditam que suas relações são estáveis e param de usar preservativo, principalmente entre as mulheres.
A única forma de não contrair a doença é usando preservativo, pois não importa se você esta casada, namorando, ficando ou curtindo uma relação porque você tem por obrigação usar camisinha. Ela não escolhe sexo, cor, status ou beleza e muito menos a hora.


AIDS pode acontecer com você.


Nenhum comentário: